-
Arquitetos: Ignacio Szulman arquitecto
- Área: 120 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Francisco Nocito
-
Fabricantes: Blindex, FV GRIFERIAS, Matyser, Prindemar, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Descobrimos que a casa existente onde se desenvolveria o projeto foi resolvida em um único andar, destacada das empenas cegas, exceto na garagem, gerando um pátio contínuo que assume dimensões diferentes desde a entrada até a parte de trás da casa. Esta condição foi interessante para pensarmos em um projeto para uma nova casa em constante contato com lado de fora, aproveitando a continuidade desse pátio.
A intervenção consistiu em manter a projeção original da casa no terreno, demolindo as paredes internas para conseguir um térreo integrado e abrindo novas conexões com o lado de fora. A solução para as aberturas consistiu em criar um sistema de portas de ferro com três graus diferentes de privacidade. Elas podem ser completamente fechadas com persianas de chapa perfurada, parcialmente abertas ou as folhas dobradas para obter uma integração completa com o exterior. Os quartos foram mantidos no pavimento superior, respeitando a condição de intimidade e formando um novo volume na forma de torre.
Optamos por revestir esse novo volume para diferenciá-lo do térreo, com uma mistura de tijolos novos assentados verticalmente e tijolos antigos, provenientes da demolição das paredes do térreo, assentados horizontalmente. Este novo volume conecta o térreo com o terraço do primeiro andar.